sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sugestão de atividade em Educação Ambiental a partir de um poema.

Poema utilizado: Eu, etiqueta de Carlos Drummond de Andrade


Objetivos

Usar poemas e poesias nas aulas de ciências e em atividades de Educação Ambiental como recurso interdisciplinar;
Refletir sobre o poema e perceber a influência da propaganda em nossas vidas, através de seus apelos;
Tornar-se um consumidor mais atento e crítico, conhecendo quais são os elementos de persuasão que a publicidade usa para conquistar seu público;
Levar o aluno a concluir que o planeta não consegue suportar por muito tempo a exploração dos recursos naturais para manter a superprodução de mercadorias;
Perceber que no mundo atual, enquanto uns são extremamente consumistas outros não podem sequer consumir o básico para a sua sobrevivência.

Metodologia


Montar grupos com 4 ou 5 alunos, leitura do poema Eu, etiqueta - de Carlos Drummond de Andrade. Ele pode ser encontrado no endereço eletrônico
http://www.minerva.uevora.pt/publicar/etiquetas/poema.htm . Você pode projetá-lo ou ainda usar o poema recitado pelo autor Paulo Autran disponível no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=Wr5uHxamScE
Distribuir as questões para discussão em grupo após a leitura:
1. Do que está falando o poema?
2. Segundo este grupo quais as finalidades das propagandas divulgadas na tv, jornais,revistas e outros meios de comunicação?
3. Será que todas as pessoas deste planeta podem relamente consumirem o que querem?
4. Na opinião do grupo, q uem lucra com o consumismo?
5. Será que o planeta conseguirá suportar este modelo de consumo pregado pelo modo de produção capitalista? Expliquem.
6. Na opinião do grupo o quem seria um consumidor crítico e responsável com o ambiente?
7. Organizem uma lista de ações que uma pessoa crítica e responsável com o ambiente deve ter ao consumir e em seu dia-a-dia.

Entregar o texto: Proaganda: finalidade e ideologia de Gismeire Hamann Andrade (já publicado neste blog) para discussão nos grupos;

Avaliação

Apresentação das questões por grupo e debate.
Em conjunto ou em grupo organizar um painel sobre ações de um consumidor crítico e racional.

Sugestão

Leia um pouco mais sobre o que retrata o poema eu etiqueta antes de trabalhar esta atividade no link abaixo: Os signos do poema Eu, etiqueta http://www.dacex.ct.utfpr.edu.br/10_Alex.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário