sábado, 28 de novembro de 2009

Cientistas descobrem que choro do bebê faz parte da linguagem!

Cientistas alemães e franceses da Universidade de Würzburg, na Alemanha, estudam a linguage evidendiam que o choro já faz parte a linguagem. Segundo eles "a fala que emitimos e compreendemos é apenas um aspecto da linguagem que nossa espécie desenvolveu de modo inédito na natureza".
Segundo a reportsagem publicada na revista Ciência Hoje, falam que antigamente pensava-se que "o choro faz parte da fala. Os neurolinguistas nem sempre pensaram assim, pois acreditavam que o choro dos bebês dependia inteiramente do ciclo respiratório" [...]era um comportamento meio automático e,[...]desprovido de qualquer semelhança com a fala", cuja articulação é bastante (mas não por completo) independente da respiração."
Pesquisas agora mostram deifeentes conclusões: "O grupo gravou o choro de 60 bebês de 3 a 5 dias de vida: 30 filhos de famílias unilíngues alemãs, e 30 filhos de famílias unilíngues francesas. Cada choro foi analisado quanto às suas propriedades melódicas, isto é, relativas à modulação dos tons produzidos, e às suas características de intensidade, ou seja, relativas às variações de força sonora."
Concluíram então que "bebês alemães choram “em alemão”, e "os bebês franceses choram de forma parecida com a fala dos franceses adultos."

Para saber mais, leia a repotagem:Seu bebê chora em que língua? publidada na recista Ciência Hoje, no link:
http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/bilhoes-de-neuronios/seu-bebe-chora-em-que-lingua