quinta-feira, 22 de setembro de 2011

As primeiras idéias sobre a matéria

A Química como ciência teve suas raízes históricas nos antigos gregos. Foram deles as primeiras grandes idéias de como se constituía a matéria:
1. Tales de Mileto (cerca de 600 a.C.), filósofo e grande geômetra grego, acreditava que deveria haver uma matéria primária, da qual tudo se desenvolveu por um processo gradual de transformação ou diferenciação. Para ele a água devia ser essa matéria primária. 
2. Anaxímenes de Mileto (cerca de 585-528 a.C.) anunciou que o ar é a matéria primária de todas as coisas. 
3. Heráclito (480 a.C.) considerou o fogo como sendo a referida matéria.  
4. Demócrito (cerca de 460 a.C.) acreditava que  os componentes da matéria eram partículas indivisívieis que chamou de átomos. Demócrito aceitou que seus  átomos eram separados e podiam movimentar-se. Mais de dois mil anos depois, suas idéias deveriam desenvolver-se em uma teoria física que seria testada no laboratório. Ele também propôs uma espécie de  átomo do qual é feita a alma humana. Os átomos da alma são perfeitos e redondos, podendo penetrar no corpo inteiro. Provocam os movimentos do corpo e as funções vitais. Até mesmo o pensamento podia ser reduzido a um movimento desses  átomos da alma.
5. Empédocles (cerca de 450 a.C.) afirmou que eram quatro os componentes básicos de todas as coisas ¾ ar, fogo, terra e  água.
6. Anaxágoras, que viveu mais ou menos no mesmo tempo de Empédocles, concebeu um número ilimitado de diferentes elementos primitivos, que ele chamou de semens. Seus sêmenes eram eternos e inalteráveis. Uma substância se modifica quando seus sêmenes se separam uns dos outros, ou quando se unem com sêmenes diferentes.  Segundo suas idéias as substâncias continham todas as espécies possíveis de sêmenes. e suas propriedades dependiam do tipo de sêmen que predominasse.
7. Aristóteles atacou a teoria atômica de Demócrito e preferia a idéia dos 4 elementos principais de Empédocles, e aceitou-os em sua própria teoria que,certa ou errada, entretanto, a teoria de Aristóteles seria a base das idéias relativas à Química durante dois milhares de anos.
Leia mais:
Coisas no Ar (Da alquimia à química)

Nenhum comentário:

Postar um comentário