segunda-feira, 4 de abril de 2011

Astrobiologia

A Astrobiologia ou exobiologia é a Ciência que pesquisa a vida  fora da Terra e também os efeitos do espaço sobre o corpo  dos seres vivos.
E uma ciência relativamente nova que tem ganhado espaço. Ela também se preocupa em entender como teria surgido a vida na Terra.
Mas que vida? A vida da forma que conhecemos depende de água, mas como nosso conhecimento se limita somente aquilo que vimos na Terra, como podemos ter certeza que toda vida depende de água? Podemos supor que existam outras formas de vidas, mas totalmente diferentes da que conhecemos hoje, como algo baseado em energia por exemplo. Provavelmente deve existir alguma forma de consciência viva mas não materializada da forma que temos hoje. Não da pra saber sequer se ela pode ser vista ou então reconhecida pela visão humana.

Descobertos mais de mil possíveis planetas extrasolares!

Nasa anuncia a descoberta de mais de mil possíveis novos planetas fora do Sistema Solar.
Esta descoberta foi feita pelo telescópio espacial Kepler descobriu mais de mil possíveis novas planetas fora do Sistema Solar, sendo que pelo menos 54 podem ter chances de abrigar vida. Os planetas da chamada "zona habitável" têm estrelas orbitando a uma distância em que não seriam nem quentes e nem frios de mais, bem como poderiam ter água em estado líquido. Esta é uma das condições essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da vida.

 A Nasa batizou o telescópio de “Kepler” em homenagem ao astrônomo alemão do século XVII Johannes Kepler, que descobriu que os planetas giram em torno do Sol. Ele foi lançado em 2009. Ele orbita entre o Sol, a Terra e Marte em procura por planetas similares ao nosso desde 2010.
O objetivo do telescópio é observar fixamente durante três anos uma determinada região do universo rica em estrelas. Dotado de dispositivos coletores de luz super sensíveis, o Kepler pode detectar pequenas mudanças nos números de fótons emitidos por uma estrela, normalmente ocasionada pela passagem de um pequeno planeta na frente dela. Com isso, será possível identificar novos planetas do tamanho da Terra e calcular a distancia do planeta em relação ao seu Sol e com isso a possibilidade de existir água no estado líquido, que é um ingrediente essencial para a vida.

Consequências do terremoto do Japão.

O terremoto no Japão, ocorrido no dia 11 de março deste ano teve o mesmo impacto de 27 bombas atômicas explodindo ao mesmo tempo.
Cientistas afirmam que a placa tectônica na qual ocorreu o abalo sofreu distanciamento de 20 metros e partes do Japão foi afundado em 75 centímetros, ficando em alguns locais abaixo do nível do mar. Seus estragos foram enormes e trouxe consequências não só para o país.
De acordo com as informações mais recentes, o tremor deslocou o eixo de rotação da terra em aproximadamente 10 centímetros. Isto significa que o movimento de rotação foi acelerado em 1,6 microssegundos.
Porém o terremoto do Japão também provocou um deslocamento da massa interior do nosso planeta e mudou levemente sua distribuição. Alterando assim, a posição do eixo imaginário ao redor do qual a terra gira e influenciando na duração dos dias e das estações do ano. De acordo com os especialistas são variações muito pequenas, menores que bilionésimos de segundas no dia.



Leia mais sobre o terremoto e suas  causas:
http://www.jornalciencia.com/index.php?option=com_content&view=article&id=584:terremoto-no-japao-conseguiu-girar-o-eixo-da-terra-e-afundar-parte-do-territorio-do-pais&catid=130:diversos&Itemid=513